O Grappling é um estilo de combate corpo a corpo, também é usado de pé, mas é especializado na dinâmica do tapete, basicamente fixado na finalização sem necessariamente o uso de golpes e percussões várias. O principal objetivo deste estilo é, portanto, a submissão do adversário com o uso de técnicas de estrangulamento, presas adequadas para o aprisionamento, torções no pescoço e no tronco, alavancas nas articulações, braços e pernas.
Esta disciplina é um agrupamento das mais antigas e importantes técnicas corpo-a-corpo, como por exemplo: Wrestling (americano ou japonês), jiu jitsu brasileiro (bjj), luta greco-romana, Pancrazio, Sambo russo, judô, Sanda etc. Praticamente estilos de luta nascidos em diferentes países do mundo, mas unidos pela predileção da luta no chão, em comparação ao clássico combate realizado em pé, como o mais popular: boxe, karatê, kick boxe, Muay Thai, onde usam principalmente socos, chutes ou cotovelos, e alguma projeção.
Sua reconhecida eficácia fez com que logo fosse incluída nas diversas disciplinas essenciais do MMA, onde os estilos de luta mais concretos e eficazes do mundo são combinados, tanto em pé como no chão. O uso no esporte desta disciplina, além de nocautear o adversário, é principalmente para poder projetá-lo ao tapete (talvez realizando um takedown) e estar sempre numa posição dominante, ganhando pontos aos olhos dos juízes, que apreciam este tipo de atuação.
Considerando a evolução dos lutadores da UFC, (a maior e mais famosa promoção do MMA no mundo, com os melhores lutadores), podemos definitivamente considerar o grappling a disciplina líder, ou pelo menos entre as mais importantes, como evidenciado pelo fato de que quase todos os maiores campeões em cada classe de peso são especialistas na matéria. A história do UFC tem mostrado que neste esporte, os lutadores completos no tapete e não apenas grandes strikers, são definitivamente os mais vitoriosos e os campeões possuem todos mais defesas do título.