A disciplina do Jiu Jitsu Brasileiro (BJJ) é uma arte marcial usada em esportes de combate ou para defesa pessoal. A principal característica deriva do fato de ser essencialmente uma luta, em particular no tapete, semelhante ao mundo do Grappling.
A técnica nasceu com o objetivo de enfrentar adversários, movendo a luta para o tapete, onde graças a chaves conjuntas, alavancas e estrangulamentos é possível conseguir o melhor dos adversários de maior tamanho. O BJJ é praticado principalmente com o quimono, neste caso é chamado de (gi), porém existe uma variante sem quimono chamada (no-gi); esta última é a usada nas artes marciais mistas.
O Jiu itsu chegou ao Ocidente no início do século XIX através do mestre Mitsuyo Maeda, um dos cinco maiores especialistas do mundo. Depois de muitos anos, a família Gracie e Luis França aumentaram as técnicas em oposição ao judô clássico, enfatizando projeções no tapete e várias técnicas de torção nas pernas e pés. Assim, nasceu assim o chamado JiuJitsu brasileiro, incluindo técnicas de luta livre, Sambo, e outras disciplinas relacionadas com a luta livre.